Acoplamento do Deckbox da P55 Imprimir
Dom, 09 de Setembro de 2012 20:39

Acoplamento do deckbox e casco da P-55 é concluído com sucesso em Rio Grande (RS)

 

Manobra que envolveu estrutura de 17 mil toneladas, é a maior já feita no mundo. 

 

 

Obra da plataforma está sendo gerenciada pela Implementação de Empreendimentos para P-55.

 

O deck mating da plataforma semissubmersível P-55 foi concluído com sucesso no sábado (07-Jul-2012), no Polo Naval do Rio Grande (RS). A operação consiste no acoplamento do deckbox da plataforma (parte superior) com o casco (parte inferior), também chamada de lower hull. O deck mating foi realizado por meio do içamento do deckbox, técnica inédita no Brasil, e que pode ser considerado o maior realizado em todo mundo até hoje, devido ao peso da estrutura e a altura a que foi erguida.

 

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, que esteve no Polo Naval do Rio Grande durante o deck mating, acompanhada dos diretores da companhia, destacou o ineditismo da operação e o potencial do polo naval - "É a primeira vez que um deck mating - integração de módulos e casco - é feito desta maneira. O deckbox, que pesa 17 mil toneladas, foi elevado a mais de 40 metros e colocado sobre o casco. Usualmente, o que se faz é abaixar o casco. A P-55 e os oito FPSOs replicantes, a serem construídos aqui, serão obras de referência nacional e internacional", afirma.

 

Nos próximos meses serão realizadas a instalação dos módulos e a integração dos sistemas. Com a conclusão desta etapa, a P-55, maior plataforma semisubmerssível construída no Brasil, será transportada para o campo de Roncador, na Bacia de Campos, litoral do Rio de Janeiro, para início de operação em setembro de 2013. Em pleno funcionamento, a P-55 terá capacidade de produzir até 180 mil barris de petróleo e seis milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A obra é gerenciada pela Implementação de Empreendimentos para P-55 (Iep55).

 

A operação

 

Para o içamento do deckbox, que pesa cerca de 17 mil toneladas, foi montado um sistema com 12 torres, ligadas a 24 macacos hidráulicos, cada um com capacidade de erguer até 900 toneladas, para elevar o equipamento até a altura de 47,2 metros em relação ao fundo do dique seco do estaleiro. Para erguer a estrutura foram utilizados 24 conjuntos de 54 cabos de aço cada. Cada cabo possui 18 milímetros de diâmetro e 60 metros de comprimento, totalizando cerca de 77 quilômetros. O deck mating teve início no dia 25 de junho, quando o deckbox foi elevado pela primeira vez até a altura de 20 centímetros para realização de testes e pesagem final.

 

P55-1

        

 

Em 27 de junho, o processo de içamento do deckbox prosseguiu e, no dia seguinte, atingiu o nível 15,4 metros de altura em relação ao fundo do dique. Em paralelo, foi realizado o rearranjo dos apoios do casco (picadeiros) e montagem das defensas dentro do dique, trabalho concluído em 30-Jun-2012.

 

P55-2

 

P55-3

        

 

 

 

No mesmo dia foi iniciado o processo de alagamento do dique, com a abertura das válvulas dos dutos de captação. Cerca de 642 milhões de litros de água foram necessários para encher o dique até uma profundidade de 13,8 metros.

 

P55-4

 

P55-5

 

Concluído o alagamento, a porta batel foi retirada (02-Jul-2012) para a manobra de entrada do casco da P-55 no dique. Em seguida, a porta batel foi reinstalada para vedação do dique.

 

P55-6

 

 

P55-7        

        

P55-8

 

P55-9

 

Nos dias 05 e 06-Jul-2012, o deckbox foi erguido até a altura máxima, de 47,2 metros e o casco foi alinhado.

 

P55-10

 

 

 

 

 

Em 07-Jul-2012 , o casco assumiu sua posição final, embaixo do deckbox, e a estrutura suspensa foi assentada sobre ele, concluindo assim a operação de deck mating da P-55. A próxima etapa será o esvaziamento do dique até que o casco, já acoplado ao deckbox, fique totalmente apoiado nos picadeiros (grandes blocos de concreto) no fundo da estrutura.

 

P55-11

      

P55-12        

 

P55-13

 

Mating é concluído com sucesso em Rio Grande

 

Processo é o maior içamento de peso da história da indústria offshore, diz Petrobras

 

Operação consistiu no acoplamento entre o deckbox (parte superior) da plataforma, com o casco.

 

Foram 13 dias de um trabalho que consolida Rio Grande, no sul do Estado, como um dos principais polos navais do Brasil. O mating — união do casco com o convés — da plataforma P-55 foi concluído com sucesso na noite de sábado.

 

O processo marcou também o maior içamento de peso da história da indústria offshore e é o mais audacioso projeto brasileiro, segundo a Petrobras. A operação consistiu no acoplamento entre o deckbox (parte superior) da plataforma, com o casco, a parte inferior. A estrutura de 17 mil toneladas foi erguida por um sistema de 12 guindastes ligados a 24 macacos hidráulicos. Para erguer a estrutura, foram utilizados 24 conjuntos de 54 cabos de aço cada. Cada cabo tem 18 milímetros de diâmetro e 60 metros de comprimento, totalizando cerca de 77 quilômetros. Ao todo, o deckbox foi içado a 47,2 metros de altura.

 

Para a entrada do casco no dique, foi necessário encher a estrutura de 350 metros de comprimento por 130 metros de largura e profundidade de 13,8 metros com 642 milhões de litros de água. A porta batel, que separa o dique do canal de acesso ao Porto, foi retirada, possibilitando a manobra.

 

A próxima etapa será o esvaziamento do dique, até que o casco fique totalmente apoiado nos picadeiros (grandes blocos de concreto) no fundo da estrutura. Na sequência, será realizada a instalação dos módulos e a integração dos sistemas. A expectativa é de concluir o trabalho em até 90 dias. Maior plataforma semissubmersível do Brasil, a P-55 será levada, depois de concluída, para o campo de Roncador, na Bacia de Campos (RJ). O início de operação está previsto para Set- 2013. Em pleno funcionamento, a P-55 terá capacidade de produzir até 180 mil barris de petróleo e seis

milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

 

 

 

 
 

Login Form