Resgate do Costa Concordia (fonte desconhecida) Imprimir
Qui, 21 de Março de 2013 07:56

Aqui está o engenhoso plano de $400 milhões para retirar o Costa Concordia do encalhe.

 

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Em janeiro de 2012, o navio Costa Concordia atingiu uma rocha ao largo da costa de Isola del Giglio, no Mediterrâneo. Trinta pessoas a bordo do maior naufrágio de passageiros de todos os tempos perderam suas vidas; duas ainda desaparecidas.

Quase um ano depois, os destroços ainda estão assentados na costa italiana, e na sua maior parte submerso.

Porque o Costa Concordia está em um parque marinho nacional, de recifes de coral protegido, ele deve ser removido da área para que ele possa ser desmontado, o que representa inúmeras dificuldades.

Em um relatório sobre os esforços para remover os destroços, Leslie Stahl do 60 Minutos visitou o local e achou a operação de resgate notável, a qual tem um preço de US $ 400 milhões.

Não só é o mais arriscado plano de resgate como também o mais complicado e mais caro já realizado, mas ninguém tem certeza se ele vai funcionar. O navio que esta preenchido com água do mar pesa 60.000 toneladas.

 

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Ele está assentado em dois picos de montanhas submarinas. 65 por cento dele está abaixo da superfície.

 

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O naufrágio é uma cena oficial de crime.

 

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A operação, que vai custar cerca de US $ 400 milhões, está sendo pago pelas companhias de seguros.

 

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O plano é para girar o barco na posição vertical sobre uma plataforma submarina.

 

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Em seguida, o farão flutuar, elevando a maior parte da sua estrutura acima da superfície.

 

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Dai então ele poderá ser rebocado.

 

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Antes de entrar no navio inclinado, os trabalhadores tiveram um curso de escalada em montanha durante 4 dias.

 

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A plataforma submarina está sendo construída no norte da Itália. A armação deve ser transportada através do Mar Adriático, em torno da bota da Itália, e até o naufrágio.

 

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A armação que pesa três vezes mais do que a Torre Eiffel será fixada no fundo do mar.

 

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A broca de perfuração será encerrada num tubo de grande porte, para manter os detritos sem contaminar a área protegida. 

 

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Por enquanto, o navio é mantido no lugar por cabos de aço, mas as tempestades fortes pode desalojá-lo. Em seguida, ele afundaria mais ao fundo do mar, tornando a operação de resgate quase impossível. 

 

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111 mergulhadores de resgate estão trabalhando atualmente na operação de resgate todo o dia, em turnos de 45 minutos. Eles ligaram os cabos que prendem o navio onde ele está. 

 

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Todos eles vivem em barracas flutuante, ao lado do local do naufrágio.

 

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Como exatamente os trabalhadores girarão o Costa Concordia para a plataforma? O plano envolve essencialmente "soldando um navio novo ao naufrágio", Relatórios Stahl. 

 

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O novo "navio" será composto de enormes caixas de aço ocas.

 

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Chamado estabilizadores, maiores que 11 andares de altura.

 

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9 irão ser soldados sobre a face exposta do navio, com apenas 2,5 cm entre eles.

 

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Em seguida, os cabos de aço vão ser ligados dos estabilizadores à plataforma.

 

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Polias hidráulicas vão puxar vertical do "Costa Concordia". 

 

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Mais estabilizadores serão soldadas para o outro lado do navio.

 

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Uma vez que o navio estiver em pé, os flutuantes extras devem fazê-lo flutuar.

 

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O navio vai ser içado no próximo verão. Uma vez que o processo se inicia, não há qualquer maneira de parar com isso, mesmo se algo der errado.

 

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Outro plano reserva é de desmontá-lo onde ele se encontra, a um custo enorme para o meio ambiente local.

 

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Se tudo correr bem, o "Costa Concordia" será cortado para sucata, longe de Giglio. Ele é tão grande, que o processo vai demorar 2 anos.

 

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