Escalada do petróleo já afeta fretes marítimos

A escalada do preço do petróleo nos últimos meses já refletiu nos custos do transporte marítimo, por onde é feito quase 90% do comércio exterior brasileiro e boa parte das trocas domésticas. A Aliança Navegação, maior armador de cabotagem com atuação no Brasil, vai criar nesta semana uma taxa emergencial Leia mais… »

SHELL FAZ NOVO INVESTIMENTO EM CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISA PARA REDUZIR EMISSÕES DE CO2

A Shell fez um novo aporte de recursos para 16 projetos de pesquisa para mitigação de CO2 do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), sediado na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. Além destes estudos, o centro de pesquisa já tem outros 29 em andamento. A medida faz parte Leia mais… »

PG Flow Solutions fecha contrato de fornecimento para FPSO de Polvo

A BW Offshore assinou contrato com a PG Flow Solutions para fornecimento de bombas de água para o projeto de extensão da vida útil do FPSO de Polvo, interligado ao campo homônimo na bacia de Campos. O valor do contrato não foi divulgado. As bombas d’água serão produzidas em materiais Leia mais… »

Consórcio de Libra inicia contratação subsea para Mero 2

O consórcio de Libra começou a contratar o subsea de Mero 2, no pré-sal da Bacia de Santos. Na última sexta-feira, a Petrobras, que lidera o pool de petroleiras, lançou a licitação de árvores de natal molhadas (ANMs) para o projeto. O escopo inclui 11 ANMs e quatro unidades de Leia mais… »

Ocyan quer disputar próximas licitações para o subsea de Libra

A Ocyan planeja participar das próximas licitações de risers para a área de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos. A ideia é concorrer com uma solução híbrida, desenvolvida em parceria com a inglesa Magma Global. Lançado durante a OTC, em Houston, o sistema consiste em um duto rígido envolto Leia mais… »

SBM fica de fora de licitação de Búzios V tornando processo menos competitivo

A Modec, Exmar e a Misc Behard estão disputando o contrato de afretamento do FPSO Búzios V. As três empresas foram as únicas a apresentar propostas na licitação da Petrobras. A supresa ficou por conta de a SBM de ter ficado de fora, ao contrário da estratégia adotada nas três Leia mais… »

Teekay estima que Brasil demandará 20 novos navios-tanque até 2025

O Brasil demandará 20 novos navios-tanque até 2025, puxando a demanda mundial por petroleiros e gaseiros. A previsão é da Teekay Offshore, com base em dados da Rystad Energy. A estimativa considera que a produção de petróleo e gás em campos que utilizam navios como meio de escoamento dos volumes Leia mais… »

Petrobras cogita adiar entrega de propostas da licitação de quatro FPSOs

A Petrobras deverá adiar a data de entrega das propostas das licitações para afretamento de novos FPSOs para Mero, na Bacia de Santos, Marlim e Parque das Baleias, na Bacia de Campos. As três licitações estão com abertura das propostas marcada para o dia 20 de junho, mas a petroleira Leia mais… »

Libra injeta novo fôlego na indústria de árvores de natal molhadas

A área de Libra, no pré-sal, está injetando novo fôlego na indústria de árvores de natal molhadas (ANMs) no país, depois de praticamente cinco anos sem novas compras do equipamento submarino. Em 2017, a Petrobras, que lidera o consórcio responsável pelo ativo, lançou uma licitação para adquirir 12 ANMs para Leia mais… »

Plataforma em construção no ES é adiada para 2019

A produção da plataforma P-68, em construção no Estaleiro Jurong (EJA), em Aracruz, Norte do Espírito Santo e com previsão para começar neste ano, “escorregou” para 2019, informou ontem o diretor de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia da Petrobras, Hugo Repsold, durante a divulgação do balanço da companhia no primeiro Leia mais… »